Páginas

10 de ago. de 2009

Ao que vencer...



O que significa vencer?

“ porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo”.
1ª João 5:4a


Me parece um pouco óbvio a resposta, mas em nossos dias atuais,
que significado nós atribuímos quando dizemos: eu venci!
Olhando uma maratona, observamos a grande quantidade de competidores, mas podemos separá-los em grupos:
1.) Elite – São os que tem o objetivo de chegar em primeiro ou entre os primeiros.
2.) Determinados – Querem apenas concluir a prova.
3.) Zorra-Total – Só querem aparecer (grande maioria).

Todos nós gostamos de vencer ou melhor, detestamos perder! Muitos não aceitam perder, não conseguem admitir o segundo lugar. Seria algo parecido com isso: Queremos trabalhar na melhor empresa, queremos o melhor cargo, queremos ter o nosso time sempre entre os primeiros, queremos o melhor carro e casa, almejamos a fama e o sucesso, gostamos de ser citados e mencionados, desejamos que as pessoas próximas a nós se sintam orgulhosas em nos ter por perto, queremos ter o melhor relacionamento amoroso possível, ou seja, encontrar o par ideal, a cara-metade. A grande parte da população mundial pensa tudo isso e creio que, não seja um erro pensar dessa forma, a melhor maneira de se alcançar um objetivo, é desejando ardentemente alcançá-lo, isso funciona como um combustível que abastece a nossa motivação, isso tudo é saudável e nos traz boas sensações.
Diante disse devemos fazer algumas considerações sobre o “vencer”. O texto citado no inicio nos ajuda com algumas dicas.

Só vencem os que morreram.
Quem é nascido de Deus é porque morreu o cara que você conhecia como sendo você mesmo, para que possamos alcançar grandes vitórias é preciso morrer para nossas própria ambições, só quem tem força ou determinação para isso são os que nasceram de Deus, os que entregaram sua vida ao Salvador, que é Cristo.

Não importa se chego em primeiro, o que importa é chegar.
Boa parte dos competidores de uma maratona querem apenas chegar no final da prova, não importa qual seja a posição, seu alvo é apenas concluir, chegar ao fim, passar a linha branca.

Muitos deles ficam exaustos, quase não conseguem respirar, seus músculos chegam ao limite, mas sua vontade de chegar ao fim é imensa, mas em muitas vezes o corpo não suporta e precisam ser socorridos no meio do caminho.

Em muitas maratonas, existem pessoas que ficam no trajeto final nas laterais gritando:
“Força! Coragem! Você consegue! Você é um vencedor! Honra este país que está estampado em sua camisa!

Isso é fantástico, com essas palavras é possível que os que estão fracos e cansados consigam obter forças de onde parece impossível, e muitos conseguem chegar graças a isso, e no final da prova lá estão os médicos para socorrer o cansado, dar água, oxigênio, deitar numa maca e dar o descanso merecido.

Creio que o papel do pastor/líder/obreiro seja exatamente este: Motivar os suas ovelhas ou liderados e não permitir que eles desistam no meio do caminho, e esse caminho é o que leva ao Céu, a uma vida melhor, muitos durante a jornada da vida chegam a perder suas forças, alguns se machucam, alguns outros são oprimidos por regras e normas, existem pessoas hoje desanimadas, não conseguem ver mais a saída. Creio que o meu papel nesse mundo seja esse, dizer a estas pessoas:
Não desista! Força! Continue! Você é um vencedor! Você tem valor! Você é alguém! Você é importante para Deus!

E no fim da jornada quando vencermos tudo isso, os anjos de Deus, e o próprio Deus estará lá, na linha de chegada, vai nos abraçar, vai nos dar a Água da vida, nos dará novo fôlego de vida e por fim chegaremos ao descanso eterno, onde não haverão mais lutas e dores.

Deus não quer que você chegue inteiro, Ele quer apenas, que você chegue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário